top of page

Artigos e Notícias

CENTRO DIA: ACOLHIMENTO E RESPONSABILIDADE NO CUIDADO DO IDOSO


Com o aumento contínuo da expectativa de vida e da população idosa no mundo, surgem cada vez mais possibilidades de produtos e serviços voltados para este público e o Centro Dia veio para atender à demanda de idosos que necessitam de assistência permanente, porém passam o período da noite em suas residências. No Brasil, muitas pessoas ainda não ouviram falar ou têm dúvidas sobre o que é e como funciona um Centro Dia, embora este formato de atendimento seja amplamente utilizado em diversas partes do mundo.

CENTRO DIA: Como o próprio nome diz, promove a assistência ao idoso no período do dia. Não realiza hospedagem, pernoite, não possui leitos e nem banhos de rotina, apenas em casos emergenciais. Oferece todas as refeições diárias, atividades direcionadas e disponibiliza profissionais especializados.

DIFERENTES NÍVEIS DE LIMITAÇÃO: É destinado para idosos que necessitam de auxílio na realização de suas atividades diárias e não devem permanecer sozinhos em casa. O Centro Dia acolhe idosos com graus de dependência variados e em diferentes níveis de vulnerabilidade.

INTEGRALIDADE DO INDIVÍDUO: O envelhecimento naturalmente faz com que o organismo entre em processo de desgaste, de forma que ele se torne mais frágil em todos os aspectos. O idoso, portanto, é afetado como um todo quando algo não vai bem. No Centro Dia todo o atendimento é norteado a partir das necessidades de cada um, mantendo-se um constante diálogo com familiares e responsáveis.

EQUIPE MULTIDISCIPLINAR: Para que ocorra uma visão integral do idoso é necessária a atuação de uma equipe qualificada em envelhecimento. Embora cada profissional observe-o direcionando o atendimento à partir do ponto de vista de sua especialidade, terá como foco um plano de atendimento individual, que será definido em reuniões nas quais haverá o cruzamento das informações (relatórios e avaliações) de todos. Em seguida realizar-se á a devolutiva aos familiares.

NÃO É UMA CLÍNICA: Embora a equipe que integra o Centro Dia seja composta por muitos profissionais da área da saúde, no Centro Dia não se realiza procedimentos clínicos e consultas. Mantendo o olhar terapêutico, são desenvolvidas atividades que exploram o universo cognitivo através das artes, cultura, educação, comunicação, tecnologia e atividades físicas adequadas.

SOCIABILIDADE: O homem é um ser social. O isolamento no período da velhice pode acelerar processos degenerativos da mente e do corpo. É fundamental nesta fase estimular o relacionamento e a interação, o estabelecimento de vínculos e a participação no meio. Neste sentido, o Centro Dia funcionará como um agente de inclusão, promovendo reuniões, eventos, comemorações de caráter interno ou com participação de familiares e convidados, sempre no intuito de reforçar o protagonismo do idoso no seu ambiente social.

O Centro Dia Pasárgada é um modelo de serviço voltado para o cuidado ao idoso que segue todas as normas estabelecidas para o atendimento, instalações e qualificação de profissionais especializados. Situado na Rua Sebastião Carneiro, em frente ao Parque da Aclimação, possibilita a realização de passeios e caminhadas neste espaço que é muito frequentado pelos idosos da região. Suas instalações são totalmente acessíveis para atender às necessidades do idoso com o suporte de diversos profissionais das áreas de saúde e humanas.

Revista Suas Raízes

Matérias e Artigos sobre Comportamento, Bem Estar, Turismo e muitas outras.


Destaques
Arquivos
Siga me
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Twitter Icon
bottom of page