O que é um Centro-Dia
para idosos ?

[…] nós envelheceremos um dia, se tivermos este privilégio.
Olhemos, portanto, para as pessoas idosas como nós seremos no futuro. Reconheçamos que as pessoas idosas são únicas, com necessidades e talentos e capacidades individuais, e não um grupo homogêneo por causa da idade.

Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU.

Centro-Dia uma nova
opção de serviço para idosos.

Quais os equipamentos existentes no país capazes de dar conta das necessidades de uma população tão grande e heterogênea de idosos? A família que busca uma alternativa de serviço para atender a essas pessoas se depara com muitos desafios. O que existe hoje são casas de repouso, cuidadores domiciliares e centros de convivência para idosos ativos.

 

E para o idoso fragilizado, o que é oferecido em termos de atendimento? O centro-dia é uma opção importante para quem quer evitar o isolamento social e a institucionalização da pessoa idosa fragilizada, fortalecer seus vínculos familiares e prevenir situações de risco.

O Centro-Dia do Idoso é um serviço criado para proporcionar atenção especial à pessoa que se encontra em situação de fragilidade. Previsto na política nacional do idoso, regulada pela Secretaria de Assistência Social.
Em 10 anos o Brasil envelhecerá o que a Europa envelheceu em 70 anos.

Em 2025, projeções do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que o país terá cerca de 30 milhões de pessoas com mais de 60 anos – o equivalente a 15% da população. 

Nesse período, a expectativa média de vida do brasileiro ao nascer deve passar dos atuais 75 anos para 81 anos. Aos poucos – com a diminuição das taxas de mortalidade e fecundidade, registradas a partir das décadas de 1970/80 –  o Brasil vem deixando de ser um país de jovens.

 O Centro-Dia deve estar localizado dentro da malha urbana, com facilidade de acesso por transporte coletivo e, preferencialmente, próximo à rede de saúde, comércio e demais serviços da vida da cidade , favorecendo a integração do idoso, independente e mesmo dependente, à comunidade do entorno.

 

Portanto, não deve ser pensado como local de isolamento, inviolável ao contato com a vida urbana, nem como espaço de uniformização e despersonalização da vida de seus usuários, devendo ser prevista, na medida do possível, a participação dos mesmos na qualificação individualizada dos ambientes.

Além disso, o projeto do Centro-Dia deve contemplar o uso de elementos que atuem de forma positiva sobre a memória física e afetiva dos idosos em suas relações com o novo espaço – o aprendizado desse novo espaço deve ser facilitado pela inclusão de objetos que sejam capazes de resgatar antigos hábitos, experiências e recordações e trazê-los para o cotidiano atual dos usuários.

  • Prestar atendimento de atenção aos idosos nas áreas de assistência, saúde, fisioterapia, psicologia, atividades ocupacionais, lazer e apoio,  sociofamiliar de acordo com as necessidades dos usuários, visando a melhoria de sua qualidade de vida e integração comunitária.   

  • Evitar o isolamento social e a institucionalização do idoso.

  • Fortalecer os vínculos familiares através de orientações à família sobre os cuidados básicos necessários ao idoso.

Funcionamento
  • Horário de funcionamento: 
    Horário comercial de segunda a
    sexta-feira (exceto feriados).

  • ​O espaço também poderá ser utilizado nos fins de semana em atividades intergeracionais que envolvam os familiares dos idosos e a comunidade, a critério da equipe técnica e dos usuários.
    Deverá ser providenciado transporte adequado para os idosos que não possam ir sozinhos ao equipamento e cujas famílias não tenham condições de transportá-los. 

  • Equipe de profissionais:
    Especialistas: Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Educador Físico, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Assistente Social.
    Staff: Coordenadores; Cuidadores; Nutricionista; Funcionários para cozinha e limpeza.

Destinam -se a idosos, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 60 anos, cuja condição requeira o auxílio de pessoas ou de equipamentos especiais para a realização de atividades da vida diária, tais como: alimentação, mobilidade, higiene; sem comprometimento cognitivo ou com alteração cognitiva controlada.

Público:
Características Gerais:
Objetivos
Norma sobre Serviço para Idoso - PAS
Centro-Dia
Estado SP
Portaria 65 Mun. SP - SMADS
 Centro-Dia Idosos
Referências

Quer nossa consultoria para montar seu próprio Centro Dia?
Click aqui

Rua Sebastião Carneiro, 411  Aclimação

CEP 01543-020 - São Paulo -SP

Tel.: (11) 3628-9710
 (11) 97589-4752

e-mail: comercial.pasargada@gmail.com

instagram: @pasargada.centrodia

youtube: Centro dia Pasárgada

  • Grey Facebook Icon
  • YouTube Social  Icon
  • Instagram Social Icon

 

Desde Fevereiro de 2015 
Todos os direitos reservados