

Artigos e Notícias
18/11/2015
_ Oi, meu bem, o que faz aí sozinha? (Valquíria se dirige para uma idosa que se afasta e se dirige à sala de costura).
_ Eu queria costurar alguma coisa... ( Olívia, 75 anos, responde ).
_ Olha só, eu vou comprar um tecido agora pra dar um jeito na roupa do meu filho que vai dançar hoje à noite e precisa usar algo prateado, você me ajuda nessa empreitada? (Valquíria pergunta ).
_ Claro! ( Olívia responde com um sorriso imenso no rosto).
Um trio se forma para a atividade vespertina: um garoto dançarino de 10 anos, uma psicóloga de meia idade e uma idosa, compondo um quadro intergeracional distinto. Uma sala com uma máquina de costura os aguarda, assim como um tecido brilhante prateado comprado para o traje de dança do curioso menino.
Entretanto, um evidente descontentamento ocupa o olhar de Olívia ao perceber que suas mãos já não a obedeciam como outrora ao tentar cortar o tecido. Olívia tem sinais de Parkinson e, para uma mulher que sempre fora dinâmica, destemida e produtiva, a...
11/11/2015
O envelhecimento acarreta inúmeras transformações no corpo humano e a diminuição do desempenho físico talvez seja um dos mais percebidos. Isso porque, durante o processo de envelhecimento, o organismo tem sua capacidade funcional reduzida: nossos corpos não são mais tão flexíveis e os movimentos tendem a ficar mais lentos.
Com o aumento da longevidade, cresce a preocupação das pessoas com a qualidade de vida, especialmente com a manutenção da autonomia dos movimentos. É preciso combater o sedentarismo, pois a falta de atividade física acaba por afetar a saúde de forma geral, com grande impacto sobre a força muscular.
Nas pessoas acima dos 60 anos, particularmente, o exercício serve, entre outros benefícios, para atenuar a perda de massa óssea e de massa muscular – por isso tem sido considerado um fator determinante na manutenção, promoção e recuperação das funções orgânicas. A longo prazo, certamente, contribui para ampliar a capacidade do idoso cuidar de si mesmo e realizar com mais au...